Estamos revitalizando as fachadas. Placa de metal. 5,5x8,5cm. 2014 Sem titulo. Desenho e monotipia sobre tecido. Instalação reali...
Estamos revitalizando as fachadas. Placa de metal. 5,5x8,5cm. 2014
Sem titulo. Desenho e monotipia sobre tecido. Instalação realizada para a parede da Galeria de Artes Fernanda Perracini Milani . 2019.
Fachadas. Desenho e monotipia sobre papel arroz. 50x75cm (cada). 2014-2019.
Ocupações. 02 Livros. 14x20 cm (fechado). 2014-2016.
Notas. Textos datilografados em 24 fichas pautadas. 6x9 cm (cada). 2015.
Ações para ocupações. Sequencia de Vídeos. 2014.
Notas de uma desocupação. Livro. 10x 15cm (fechado). 2015.
Estratégias de ocupação, proposta selecionada no Edital nacional de projetos de exposição para a Galeria de Artes Fernanda Perracini Milani - Temporada 2019, resulta de sequências de processos desenvolvidos durante dois meses de residência artística na região central de São Paulo e seu posterior deslocamento, como arquivo e documentação.
O corpo/artista que transita pela região central da cidade aciona planos de ocupação de arquiteturas precárias e em desuso nas cidades contemporâneas. Negocia com pessoas, locais e situações cotidianas, sendo esta negociação compreendida como agente facilitador da passagem, entrada e permanência do artista pelas edificações vazias, e que antes, eram inacessíveis a ele.
Como possibilidade propõe a habitação provisória dos espaços encontrados. Potencializa brechas e tensões percebidas na desocupação ou desabitação para disparar, por vezes, series de desenhos que dinamizam a frontalidade das fachadas dos prédios e a coleção de marcas inscritas em suas superfícies (pixos). Recupera objetos esquecidos nestas edificações e propõe novos usos, ou mesmo, realiza grupos de ações e intervenções espaciais no interior dos prédios, documentadas em sequências fotográficas ou em vídeo, antes de serem deixadas ali ou destruídas.
Estratégias de ocupação expande os processos construídos nas edificações situadas na região central da cidade, deslocando-os dos lugares de onde se encontravam ou dos lugares em que foram produzidos, ou seja, de sua origem e de seus contextos iniciais e se configura como uma das inúmeras vias que realoca aquilo que fora alcançado com as experiências vivenciadas/construídas ou o que delas escapam.
Glayson Arcanjo.
Setembro, 2019.
Setembro, 2019.
ESTRATÉGIAS DE OCUPAÇÃO.
De 14 de outubro as 20h a 13 de outubro a 12 de novembro 2019.Galeria de Artes Fernanda Perracini Milani (anexa ao Teatro Polytheama)
Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro.